quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arenas Esportivas - Arena Palestra Italia



Começando a serie arenas esportivas, iremos falar sobre a arena Palestra Itália.

arena-palestra-italia-foto-04
A Sociedade Esportiva Palmeiras e a WTORRE Arenas S/A, subsidiaria da WTORRE Empreendimentos Imobiliários S/A, assinaram um acordo histórico para a reforma e ampliação do estádio Palestra Itália, em São Paulo, que concretizará a primeira Arena multi-uso das “Américas” nos moldes de qualidade, conforto, praticidade e funcionabilidade das principais praças esportivas da Europa, totalmente dentro dos padrões exigidos pela FIFA.
arena-palestra-italia-foto-01

A concepção do projeto inicial foi dos arquitetos FERRO & TALAAT e a readequação para os novos padrões exigidos pela FIFA ficou a cargo do Professor Tomas Taveira que, além da Arena Palestra Itália, assinou importantes projetos como o Estádio Jose Alvalade (Sporting – Lisboa), Estádio Municipal de Leiria, Estádio Municipal de Aveiro. Taveira também tem em seu currículo, importantes realizações como Complexo Amoreiras, Torre BNU, Estação de metrô das Olaias e Marinha de Albufeira, entre outros.

O projeto da Arena multi-uso do Palmeiras já está aprovado perante a Prefeitura de São Paulo e deverá ser concluído até o final de 2010. Ou seja, quatro anos antes da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, sendo que as obras têm início imediato.

O estádio terá capacidade de 45.000 pessoas para eventos de futebol. Já para os eventos FIFA, a capacidade será de 42.000 pessoas (40.000 expectadores e 2.000 jornalistas). Os eventos múltiplos poderão receber até 60.000 expectadores.

arena-palestra-italia-foto-03
A Arena atenderá integralmente as exigências da FIFA, principalmente quanto aos quesitos de estacionamento (serão mais de 7.000 vagas cobertas entre o complexo e o entorno, tal qual exigido pelo caderno de encargos da FIFA), transportes coletivos — são duas estações de metrô, Barra Funda e Sumaré, além de trem metropolitano e ampla rede de ônibus –, segurança, acessos e total suporte à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário