quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arenas Esportivas - Cowboys Stadium

Localizado na cidade de Arlington no Texas e após 4 anos de construção, o Cowboys Stadium é a mais nova casa do time de futebol americano Dallas Cowboys.
O estádio impressiona não somente pela sua beleza, mas também pelos seus números, sendo o maior do mundo com teto retrátil.
Projetada pela empresa de arquitetura HKS Sports & Entertainment Group, com sede em Dallas, a mega construção custou cerca de US$ 1,15 bilhões e possui capacidade para 80 mil torcedores podendo chegar até 100 mil, ocupando uma área de 915 mil metros quadrados (aproximadamente oito vezes mais que o complexo do Maracanã com 195 mil metros quadrados).
O estádio possui arcos de cantaria que formam uma espécie de assinatura monumental alcançando 320 metros de altura acima do campo de jogo. Símbolos do time na cidade, “os arcos serão a assinatura do estádio”, disse o dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones.
Somente estas estruturas já impressionam com 35 metros de largura por 17 metros de profundidade, 3.255 toneladas, 1.290 metros de comprimento cada, 50.000 parafusos e blocos de ancoragem em concreto com mais de 20 metros de profundidade. Durante o dia a luz solar reflete a marcante silhueta da superfície metálica e durante a noite um sistema de iluminação especial reflete a forma gigantesca dos arcos, formando uma nova composição na paisagem de Arlington.
Dentre as principais características do projeto arquitetônico do estádio destaca-se a parede exterior executada em vidro, com uma inclinação de 14 graus para criar um brilho diferenciado dependendo da hora do dia.
“O formato do estádio foi desenvolvido para criar uma sensação de poder e de movimento. A simplicidade da forma é o segredo para sua força como um edifício monumental”, disse Bryan Trubey, principal designer da HKS Arquitetos Sports & Entertainment Group.
Com aproximadamente 661mil metros quadrados, o teto retrátil foi projetado para ser aberto ou fechado, conforme as condições metereológicas e é considerado o maior de seu tipo no mundo. Pesando cerca de 14 toneladas (o equivalente a 92 boeings 77), quando fechado o teto alcança 104 milhões de pés cúbicos de volume, assumindo o título de maior estádio fechado no mundo.
O Dallas Stadium foi projetado exclusivamente para imitar o atual Texas Stadium, permitindo exibições de dentro para fora com painéis que podem abrir ou fechar em apenas 12 minutos e o campo de jogo pode ser visto em sua totalidade a uma altitude de 5 quilômetros.
Uma das grandes novidades dessa monumental construção é o maior HDTV do mundo instalado no teto, com duas telas, uma em cada lado do campo, pesando 600 toneladas e medindo 49x22 metros. Cada uma tem 10,5 milhões de LEDs e quando os replays são exibidos, eles automaticamente entram em câmera lenta.
O estádio possui o maior número de portas retráteis em vidro contínuo do mundo, que abertas medem 120 metros de altura por 180 metros de largura. Os cinco painéis de 30 pés demoram em média 18 minutos para abrir ou fechar. Localizado a 50 metros abaixo do solo, o campo permite que os torcedores tenham uma visão panorâmica do jogo.
Além disso, 30.000 vagas de estacionamento, 200 camarotes de luxo posicionados em oito lugares diferentes e 1.600 banheiros complementam os números impressionantes da nova casa do Dallas Cowboys, tornando-se a grande sensação da Liga Nacional de Futebol americano.


Site oficial do estadio :Site do Cowboy Stadium


Nenhum comentário:

Postar um comentário