quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novo Estádio de Wembley

O ESTÁDIO
Os ingleses têm agora de novo o mítico Estádio de Wembley de pé…Esta nova “pérola” inglesa terá capacidade para 90.000 pessoas e o seu custo total rondará os 1097 milhões de euros!!!A data prevista para a “verdadeira” inauguração está agendada para o dia 19 de Maio com a realização da partida corespondente á final da taça de Inglaterra. Foi necessária muita tecnologia, criatividade e coragem, para convencer os ingleses de que era preciso derrubar o maior símbolo do futebol inglês. Assim, os idealizadores do projeto construíram uma edificação com 1 km de circunferência e um arco de 133 m de altura.Com a vantagem de aumentar o conforto do espectador – os assentos serão 30% mais largos. O prédio avança 30 m para o norte, ficando mais perto da estação de metro, a Wembley Park Station (que, aliás, deverá ser ampliada). A preocupação com o bem-estar dos torcedores também é refletida nos serviços do estádio: estima-se que o tempo de espera nos pontos de venda de comidas e bebidas não ultrapasse seis minutos. E, segundo os empreendedores, não há, no mundo, um edifício com mais WC: 2,6 mil.
O ARCO
A sua estrutura pesa 1,6 toneladas, tem uma extensão de 325 m, 7,4 m de diâmetro e 133 m de altura.Tão alto que a London Eye (famosa roda gigante da capital britânica) se encaixaria entre o arco e o relvado. Tão imponente que poderá ser visto do centro da cidade. “Era preciso desenvolver algo que nunca tivesse sido feito antes”, conta Barry Lowe, da HOK, empresa responsável pela reconstrução de Wembley e especialista em estádios – é dela obras como o Millenium, em Cardiff, o Colonial, em Melbourne, e o Austrália, em Sydney.
Mas a função do arco não é apenas impressionar. Serve, também, como ponto-chave da estrutura da cobertura, que pesa 7 mil t. Assim, irá suportar, por meio de uma rede de cabos, todo o peso do lado norte da cobertura e 60% do peso do lado sul. Um anel duplo sobre as últimas arquibancadas irá ancorar os cabos de sustentação e transmitir as cargas horizontais para as tesouras da cobertura fixa. A 52 m do campo, o tecto tem mais de 44 mil m². Há pontos de abertura nos lados este, sul e oeste, que permitem que o todo o relvado receba luz solar. Quando necessário, poderá ser fechado,isto numa operação que levará cerca de 15 minutos.
Além disso, o arco permitirá que nada obstrua a visão dos espectadores,situação que ocorria no velho Wembley, famoso pelos pilares de sustentação da cobertura que prejudicavam a vista para o relvado.
AS OBRASO trabalho de demolição começou em Setembro de 2002 e a expectativa era que tudo estivesse pronto até o início de 2006,mas isso não aconteceu. Na construção deste estádio foram gastos 90 mil m³ de betão e 23 mil toneladas de aço!!
O grande esqueleto é totalmente metálico. “Além de ser tradicional na Inglaterra, este tipo de material permite rapidez de execução. Escolher betão, por exemplo, significaria ter fundações 30% maiores”, conta Lowe. Para as fundações, foram utilizadas 3,7 mil estacas com profundidade de até 35 m. Na fundação da base oeste do arco, mais um número impressionante: 4,8 mil m3 de betão aplicados em 19 horas.
Mas, claro, nada foi tão difícil de construir quanto o arco. Totalmente montado no solo, no lado sul do futuro relvado, a estrutura foi erguida aos poucos para que, em cada etapa, fossem medidos os esforços na fundação. Durante a obra, foi colocado na vertical para permitir os trabalhos no lado sul do estádio e a colocação da cobertura. Só depois ocupou o seu posicionamento definitivo, a 68º do solo.
No site oficial , é possível ver imagens das webcams do estádio,ver um vídeo virtual onde se faz uma demonstração de como será o ambiente num dia de jogo,um programa onde é possível ver vistas em 3d do interior do estádio e muito mais!!!

Webley - Site Oficial











Nenhum comentário:

Postar um comentário